Connect with us

Mundo

Tragédia em Santa Catarina – Número de mortos passa de 65

Published

on

Tragédia em Santa Catarina - Número de mortos passa de 65Pelo menos 65 pessoas morreram em decorrência das fortes chuvas que atingiram o estado de Santa Catarina neste final de semana. Segundo atualizações divulgadas pela Defesa Civil nesta terça-feira, 49.799 tiveram que deixar suas casas e mais de 1,5 milhão foram afetados pela intensificação do mau tempo. Serviços básicos como distribuição de gás, água e eletricidade foram suspensos em parte do estado. O tempo continua instável.

Com relação aos óbitos a cidade de Ilhota segue na frente, com um total de 15 óbitos; seguida por Blumenau, com 13; Jaraguá do Sul, com 12; Gaspar, com dez,; Rodeio e Luiz Alves, ambas com quatro; Benedito Novo e Rancho Queimados, ambas com dois; Brusque, Pomerode e Bom Jardim da Serra , com um cada.

Tragédia em Santa Catarina - Número de mortos passa de 65

Cerca de 500 militares trabalham no socorro às vítimas da enchente em Blumenau, no Vale do Itajaí. O Exército utiliza quatro aeronaves, 17 caminhões e 12 barcos para recolher as pessoas isoladas na cidade.

O general Pafiadache, que coordena a força-tarefa no município, pede para que as pessoas não saiam de suas casas para não atrapalharem a operação.

O governo do Rio Grande do Sul enviou no dia 24, cobertores, colchões, lençóis, mosquiteiros, toalhas, fronhas e kits de limpeza para as vítimas da chuva em Santa Catarina. Há milhares de desabrigados no estado, onde a chuva é constante há cerca de dois meses.

Tragédia em Santa Catarina - Número de mortos passa de 65

Segundo o coordenador regional da Defesa Civil do estado, capitão Luis Fernando Santos Carlos, no dia 23 foram enviadas a Santa Catarina duas carretas com esses itens e, no dia 24, mais três.

“Nossa Brigada Militar enviará também um helicóptero para ajudar no socorro às vítimas. Outro helicóptero e um avião Bandeirantes do 5º Comando da Força Aérea Brasileira, em Canoas [RS], já estão em território catarinense”, informou o capitão.

De acordo com o gerente da Defesa Civil de SC, major Emerson Nery, a situação de emergência é decretada quando o município enfrenta um momento crítico, mas os serviços essenciais não estão totalmente comprometidos. Isso significa que o município precisa de ajuda, mas ainda consegue dar algum tipo de resposta para os problemas.

A decretação do estado de calamidade pública ocorre quando a situação é mais grave. “Ela ocorre quando o município fica engessado, com os seus serviços essenciais comprometidos e precisa de ajuda externa.”

Tragédia em Santa Catarina - Número de mortos passa de 65


AJUDE:

A Defesa Civil catarinense abriu no final da tarde desta segunda-feira (24) duas contas bancárias para receber doações em dinheiro para ajudar as pessoas atingidas pelos desastres naturais. Os interessados em contribuir podem depositar qualquer quantia nas contas: Banco do Brasil – Agência 3582-3, Conta Corrente 80.000-7; ou Besc – Agência 068-0, Conta Corrente 80.000-0.

Todo dinheiro arrecadado será utilizado para compra de mantimentos para os desalojados.

AJUDA EM PORTO ALEGRE – RS
Doações a desabrigados de Santa Catarina podem ser entregues no prédio do TJ.

Por orientação da Defesa Civil, a prioridade é de materiais de higiene pessoal, absorventes higiênicos e fraldas descartáveis infantis e geriátricas e alimentos prontos para o consumo, como bolachas, leite, pães embalados e outros que não necessitem de preparo, podendo ser apenas desembalados e consumidos.

A caixa coletora está disponível no saguão de entrada do TJ (Av. Borges de Medeiros, 1565, em Porto Alegre).

O material arrecadado será recolhido e enviado a Santa Catarina via Defesa Civil.

Filipe Pereira Mallmann Apaixonado pelo direito e aficionado por novas tecnologias. Para ler mais artigos de Mallmann, . Redes Sociais: Google + · Facebook · Twitter

Continue Reading
104 Comments

104 Comments

  1. thiago

    1 de dezembro de 2008 at 8:41 AM

    nos estamos com tristeza emque aconteceu com o povo de Santa Catarina principalmente com o povo de Blumenau que sao muito queridos por nos mas o povo de Blumenau e um povo forte espero que voces nao desaniman pelo o q aconteceu
    sejan fortes
    thau …..

  2. thiago araujo

    1 de dezembro de 2008 at 8:48 AM

    Eu,e meus amigos sente-se muito pelo que aconteceu com o povo de Santa Catarina principalmente o povo de Blumenau que sao povos fortes que resistem a tudo, principalmente pelo que aconteceu espero que vcs nao desiste estamos com vcs….thau

  3. paulo

    1 de dezembro de 2008 at 3:23 PM

    VAMOS NOS UNIR BRASIL AGORA É HRA DE MOSTRAR QUE SOMOS UM PAÍS UNIDO… FÉ EM DEUS PESSOAL TDO VAI PASSA

  4. JOSE COSME

    1 de dezembro de 2008 at 9:09 PM

    É ISSO ALEMÃO NÃO VALE NEM A PENA DISCUTIR COM VOCE,NASCEU EM CHOCADEIRA KKKKKK.APOSTO QUE VOCE NEM LÊ ESSA PÁGINA VOCE SABER LER?

  5. gabi

    2 de dezembro de 2008 at 8:05 AM

    foda tudo isso

  6. pollyana borges toncik

    2 de dezembro de 2008 at 2:18 PM

    sinto muito pelas pessoas de Santa Catarina meus pais familiares amigos e o povo de Goiania e Aparecida de Goiania sente muito por vcs

  7. paulo

    2 de dezembro de 2008 at 5:00 PM

    este tal de alemao deveria ir pra umu igreija e resar muito pela vida dele porque o que ele ta presisando e de ouvir a palavra de deus mas nei pra isto ele e digno mas jesus mesmo em sua ora de dor pediu ao pai perdoe ele poque ele nao sabe o que dis por isto devemos perdoar esta tamanha inguinoransia

  8. tina

    2 de dezembro de 2008 at 5:55 PM

    olha alemão tem um pouco de razão o povo do sul é arrogante , racista nazista principalmente santa catarina e outros cidade de lá , o povo de lá odeia o resto do brasil, batem no peito e falam que não são brasileiros,criam movimento separatista falando o seguinte somos o filé do brasil, nos somos de primeiro mundo, falam que carregam o brasil nas costas, se acham superiores falando que são descendem de europeus e tantas outras asneira que esse povo feio de espirito fala que só pode ser castigo mesmo pra monstrar pra essa gente que eles precisam do resto do brasil!!!

  9. leo

    2 de dezembro de 2008 at 5:58 PM

    ora por nazista , eu não credooooooo

  10. nilza

    2 de dezembro de 2008 at 6:01 PM

    é triste diante desta tragedia gente falando sobre o pessoal do sul, mais eu acho que é culpa deles mesmo porque foram eles que alimentaram essa antipatia que muitas tem por eles.

    se fosse outra estado eu tinha certeza que ninguem estaria falando mal, so estaria ajudando.

  11. cassio maia

    2 de dezembro de 2008 at 6:03 PM

    estou muito triste com tudo isto que esta acontacendo,mas com fe em deus isso acabara o quanto antes

  12. cassio maia

    2 de dezembro de 2008 at 6:05 PM

    estou muito triste com tudo isto que esta acontecendo,mas com fe em deus iossto acabara o quanto antes

  13. Guilhermina

    2 de dezembro de 2008 at 6:12 PM

    Aham…
    eu acho que os Gaúchos ,não merecem doação alguma,Pela arrogância de cada um.Quando eles não estão passando dificuldade , eles umilham as pessoas dos outros estados,eles acham que são superiores,mais agora que está acontecendo tudo isso eles precisam tanto de ajuda.Não deveriam ajudá-los porque como eles mesmo dizem não precisam de ajuda de ninguém.
    Se querem ajuda ,sejam mais umildes,e aprendam a ser brasileiros de coraçãoo..

  14. Zete Piriguete

    2 de dezembro de 2008 at 6:17 PM

    Coitados,
    não tem nem uma pessoa de programa para ajudar,mais tbm não compensa néh,tá todo mundo sem casa.Mais dá pra fazer coisas no meiio do mato.Dentro da água.
    Eu prefiro a Bahia .O clima é tropical e dá pra fazer amor dentro do mar.
    Com uma tartaruga Casco mole.
    A mata das araucárias não está compensando os Blackpowers agir na boata do GTA gay na madruga boladona.

    Bjo na vagina

  15. vinicius

    2 de dezembro de 2008 at 6:27 PM

    Os gaúchos merecem cocôôô…..
    Para de ser besta e metidos.se acham superiores.Tomô distraídos.Agora num tem nem uma bostinhA no toba pra cagar com essas barrigas vasias.so alimentam de agua suja.Alimentem-se com sua arrogância que a barriga vai ficar cheinhaa….ah aha ah ah ah …eh eh eh eh eh ..ih ih ih ih ih ,..oh oh oh oh oh ..uhu uh uh uh uh uh ..

  16. Pedro Henrique

    2 de dezembro de 2008 at 6:31 PM

    OLHA OQUE ACONTENCEU COM O PAIS DE 1º PRIMEIRO MUNDO ESTA DEBAIXO D’AGUA,KKKKK E AGORA QUEM PODERA AJUDA-LOS EU QUE NÃO SOU SÓ SE FOR O CHAPOLIM COLORADO. PORQUE SO UM DOIDO BARRIDO PRA AJUDAR UM ESTADO DE RACISTAS, NAZISTA, ARROGANTES, PREPOTENTES E SOBERBOS COMO ESSES SULISTAS!!!!!!!!!!!

  17. Pedro Henrique

    2 de dezembro de 2008 at 6:34 PM

    QUE DEUS ME PERDOE MAIS É QUE PENSO, SO TEM DÓ DAS CRIANÇAS QUE AINDA NÃO TEM ESSE SENTIMENTO RACISTA QUE NUTRE A VIDA DESTE POVO AH E TENHO MUITA PENA DOS ANIMAIS SÃO INOCENTES..

  18. Mallmann

    2 de dezembro de 2008 at 6:50 PM

    Os seguintes usuários estão sendo banidos do site por terem infrigido regras de uso:
    Autor: Pedro Henrique (IP: 189.17.30.82 , ns.tiplusweb.com.br)
    Email: pedro_souza_cunha@hotmail.com

    Autor: vinicius (IP: 189.17.30.82 , ns.tiplusweb.com.br)
    Email: viniciusmatos@hotmail.com

    Autor: Zete Piriguete (IP: 189.17.30.82 , ns.tiplusweb.com.br)
    Email: viniciusmatos@hotmail.com

    Autor: Guilhermina (IP: 189.17.30.82 , ns.tiplusweb.com.br)
    Email: mypinck@hotmail.com

    O anonimato neste site é um privilégio, não um direito. Se seu comentário constituir abuso desse privilégio, será revogado.

    Parece que nem em momento de crise o pessoal respeita.

  19. Ana Paulla

    2 de dezembro de 2008 at 9:43 PM

    Jesus disse que nos ultimos dias averia fome, guerra, pestes,nações contra nações……isso que está acontecendo em SC não é a mão de DEUS e sim a consequencia das atitudes do proprio ser humano…..Tantas coisas ruins não teriam acontecido e não iria acontecer se confiassem e adorassem somente ao DEUS vivo que criou os ceus e a terra…….DEUS disse:
    COMO VOS PERDOARIA SABENDO QUE VOS, FILHOS MEUS ADORAM A OUTROS DEUSES E SE JUNTAM EM BANDOS NAS CASAS DE MERETRIZES, PROFANAM, BLASFEMAM O MEU NOME…….
    Povo de santa catarina…humilhem-se a Deus e pessem ajuda a ele…póis apenas ELE pode vos ajudar, eu apenas posso orar……DEUS DISSE:
    SE A MIM HUMILHAREM E PEDIREM SOCORRO E SÓ EM MIM CONFIAREM, VOS ENVIAREI SOCORRO……
    mas meu caro amigo..caso contrario…sinto muito
    DEUS TENHA MISERICORDIA DE VCS

  20. mihany

    3 de dezembro de 2008 at 8:25 AM

    Oro a Deus por vcs todos os dias, moro no litoral de são paulo e tmbm tenho muito medo de que isso venha a acontecer por aqui e o mais provavel é que realmente aconteça,por isso peço a Deus por vcs e que a nós do litoral Paulista não desampare, fiquem com DEUS, que Ele lhes dê conforto e paz em meio a tantas dificuldades e desespero,nós (o Brasil) estamos juntos com vcs,ok? beijos com muito carinho!

  21. genilson

    3 de dezembro de 2008 at 9:32 AM

    oi amigos peço a todos de sc que não enfraquecçam lutem e peço aqueles que puderem ajudar que ajudem pois vocês não sabem o que eles estão passando não moro lá mas estou imprecionado com o que eu vi pela tv tchau e obrigado.

  22. mateus

    3 de dezembro de 2008 at 12:25 PM

    tu e um baita enguinorante queria ver ce tu morace la c deus ia te proteger tu e a tua familia

  23. samantha gomes lyma

    3 de dezembro de 2008 at 1:04 PM

    olha agora neste momento estou muito triste por esta acontecimento que esta ouvendo em SANTA CATARINA, mais só que eu pesso a todos que sejam sólidarios pelo menos uma vez na vida…
    por que o que esta acontendo é muito grave naum esta de brincadeira a situação dessas pessoas que esta passando por esse problemas com suas familias sem ter teto para morar e comida para se alinmenta…
    [….]ajudem essas pessoas que precisam de todos nois!!!
    samantha

  24. tiago

    3 de dezembro de 2008 at 9:56 PM

    que pena que morreu muita gente deus ajudara vcs eu sou de minas gerais barao de cocais

  25. tiago

    3 de dezembro de 2008 at 9:59 PM

    sou de minas gerai s moro em barao de cocais tenho pena de vcs , de vier em barao de cocais venha no trailler da marcia??????

  26. tiago

    3 de dezembro de 2008 at 10:02 PM

    alemao nao fala isso vc pode passar fome tambem deus viu ta<>

  27. tiago

    3 de dezembro de 2008 at 10:03 PM

    isso ai jose mandou bem com alemao<>

  28. tiago

    3 de dezembro de 2008 at 10:04 PM

    isso ai poliana mandou bem

  29. Marcelo

    4 de dezembro de 2008 at 10:35 AM

    Olá amigos…

    Apenas para trazer algumas considerações, diante de algumas informações passadas por alguns membros do Fórum e do site, sobre Santa Catarina.

    Em primeiro lugar, sou honesto em dizer que me sinto ofendido com determinadas pessoas que, sem conhecer da realidade de um povo, falam coisas sem sentido e sem cabimento.

    Chamar o povo catarinense de Racista, Nazista, Arrogante e Prepotente? Com todo o respeito, não há qualquer lógica quanto a isto.

    Temos sim um dos melhores índices de educação, Blumenau/SC é a cidade no país que mais tem carros por habitante, temos em nosso Estado diversos curso de capacitação, ótimos índices de alunos em Faculdades e Universidades.

    Isto é a conquista de um Estado? Não. Isto é conquista de um povo.

    Porque digo povo? Porque Santa Catarina hoje não é um Estado de Catarinenses, mas sim um Estado Cosmopolita, construído com o esforço e a união de pessoas que aqui moram, oriundas dos mais diversos Estados. Posso citar, só para se ter uma noção, alguns amigos meus que são de outros lugares: SP – RS – RR – RO – MG – PR.

    Ou seja, não falem do povo de Santa Catarina desta forma, uma vez que este Estado hoje tem, em sua grande concentração, pessoas vindo de outros lugares.

    Assim, não é culpa nossa sermos um Estado bom de se viver. Isto aconteceu porque queríamos ser melhores? Nunca! Aconteceu porque o povo que aqui resolveu viver se mobilizou e buscou este tipo de condição, assim como outros Estado tb o fizeram. Para se ter uma idéia, o maior índice de alunos matriculados vem de um Estado no Norte.

    Ou seja, Todos os Estados de nossa República tem qualidades inconfudíveis. E não pensem que falo isto sem conhecimento de causa, pois já morei em praticamente todos os lugares deste país, só não conhecendo RS, RJ e uma parte do Nordeste.

    Por isto, para aqueles que humilharam e rebaixaram nosso Estado, não conhecem a realidade que aqui se instala. Temos um povo hospitaleiro, muito bonito, amistoso, que a única culpa que tem é querer trabalhar e crescer (assim como em todos os Estados) mas que aqui encontrou melhor condição para realizar seus sonhos.

    Gente, AMO nosso país em todos os seus aspectos. Morro de saudades da Amazônia, local inclusive de nascimento de minha irmã. Morro de saudades de Rondônia aonde ainda tenho parentes, de Roraima, que não me sai da mente. Minas Gerais, a beleza de Ouro Preto e Diamantina.

    O que quero dizer é que pessoas que humilham um povo, não merecem ser chamados de cidadãos brasileiros.

    Quanto ao fato do movimento separatista, para conhecimento destes ignorantes no assunto e que só falaram asneiras, ele partiu do RS, e para o governo destas pessoas, o indivíduo que começou este movimento foi o único até hoje no Brasil condenado por crime contra a República.

    Nenhum Estado brasileiro vive sem o outro.

    Se SC, PR e SC se separassem, do que viveriam? Difícil dizer, uma vez que a maior renda per capita do país é oriunda de SP.

    Ou seja, se houvesse a separação destes Estados, assim como os outros Estados do país seriam prejudicados, estes separados tb sairiam até mais prejudicados.

    A idéia da separação partiu de pessoas que não valorizam uma nação, não pensam como um todo, e até por isto não houve a adesão da sociedade do sul.

    Quanto a Nazistas, só para conhecimento tb dos “entendidos” no assunto que tanto malhara pau em SC, quero dizer uma coisa:

    Conheço 5 indivíduos que residem em SC que são nazistas, mas sabe de onde vieram? Do Sudeste do Brasil.

    Ou seja, quanto a isto, não é apenas aqui que acontece, mas em todos os países, locais e regiões.

    Agradeço imensamente as manifestações de apoio e solidariedade dos amigos que aqui se dispuseram a escrever suas expectativas e deixo um recado áqueles que se dizem entendidos no assunto:

    “Vão estudar a história do Brasil e dos Estados antes de falar besteira. Aliás, estudo é conquista de poucos e vejo que é uma utopia no caso de vocês”.

    Meu nome é Marcelo, moro atualmente em Blumenau/SC após ter morado em diversos locais do país, mas me considero um cidadão do mundo. E se alguém tiver algo contra o que eu falei, que se manifeste à mim, mas traga evidências, pois assim como o intuito de tal site é trazer a ciência jurídica, o achismo não vai levar a nada.

    Mais uma vez obrigado aos amigos que compartilham de nosso sofrimento, e posso dizer que vocês moram no meu coração, e ORO por cada um de vocês diariamente, desejando tudo de bom que vocês possa conquistar.

  30. Marcelo

    4 de dezembro de 2008 at 10:42 AM

    Só uma retificação:

    O movimento separatista partiu do RS, de um pequeno grupo de pessoas que se uniu a alguns de SC logo em seguida.

    E mais uma vez obrigado a todos pelas palavras de consolo.

  31. CAROLHINA

    4 de dezembro de 2008 at 3:27 PM

    Ooi!’!’!’!
    gente vamos ajudar so
    porque agente nao esta
    sofrendo como eles nao
    vamos ajudar neh

    Mas contribua vc pode ser
    um salvador r tantooo

  32. CAROLHINA

    4 de dezembro de 2008 at 3:31 PM

    {red} ajude! ajude!
    ajude! ajude!
    ajude! ajude!
    ajude! ajude!
    ajude! ajude!
    ajude! ajude!
    ajude! ajude!
    ajude! ajude!
    ajude! ajude!
    ajude! ajude!

    doe roupassss
    doe sapatos

    doe aguas

  33. CAROLHINA

    4 de dezembro de 2008 at 3:38 PM

    gente o tempo esta passando
    e vcs ai parados
    e tem pessoas morendo agoraa
    ajude

  34. CAROLHINA

    4 de dezembro de 2008 at 3:39 PM

    ahi cara to junto com vcs ai de santa catarina

  35. Gutemberg

    4 de dezembro de 2008 at 8:45 PM

    fassa um resumo

  36. Gutemberg

    4 de dezembro de 2008 at 8:46 PM

    ola

  37. giselia

    5 de dezembro de 2008 at 6:01 PM

    tenho uma sacola de roupas qui para doar mais infilismente não sei nem por onde começar já que aqui em são luis ma o governo não toma iniciativa de nada

  38. diassis

    5 de dezembro de 2008 at 9:05 PM

    oi amigis meu nome xé diassis moro em teresina pi estou fazendo um apelo a quem puder ajudar com qualquer quantia em dinheiro,saiba q vc não estar jogando dinheiro foar estar ajudando a milhares de pessoas q estão em estado de calamidade, espero q todo mundo contribua.

  39. JOSE COSME

    6 de dezembro de 2008 at 12:36 PM

    esse alemão que não tem Deus

  40. JOSE COSME

    6 de dezembro de 2008 at 12:39 PM

    voce sabe o que é orar idiota, se orasse não falaria uma besteira dessas.

  41. JOSE COSME

    6 de dezembro de 2008 at 12:46 PM

    eles são CATARINENSES.não são gauchos,gauchos é nascido no RIO GRANDE.MAIS BA TCHE QUANTA IGNORANCIA

  42. JOSE COSME

    6 de dezembro de 2008 at 12:48 PM

    ENSINA ELES SER HUMILDES,MOSTRE COMO SE FAZ

  43. JOSE COSME

    6 de dezembro de 2008 at 12:53 PM

    MAIS BATCHE GAUCHOS SÃO NASCIDO NO RIO GRANDE,CATARINENSES SÃO NASCIDO EM SANTA CATARINA MAIS QUE POVO IGNORANTE E SEM CULTURA QUE CRITICA E NEM SABE O QUE ESTÁ CRITICANDO,IH,..OH OH OH OH OH OH HO UH UH UH UH UH UH UH

  44. JOSE COSME

    7 de dezembro de 2008 at 12:53 PM

    pedro quem está sendo racista agora?

  45. Mallmann

    12 de dezembro de 2008 at 10:22 PM

  46. Mallmann

    12 de dezembro de 2008 at 10:22 PM

    .

  47. JOSE COSME

    14 de dezembro de 2008 at 10:20 AM

    a tiago meu orkut é josecosmesilva@hotmail.com

  48. Mallmann

    21 de dezembro de 2008 at 9:41 AM

    @Antonio Luis
    Obrigao pelo apoio Zill.

  49. mozar

    10 de janeiro de 2009 at 2:51 PM

    oia gente vamos ajudar pq eles estao precisando de ajudo qualquer ajuda pode ser o suficiente

  50. Amanda

    26 de fevereiro de 2009 at 7:47 PM

    ola pessoa q tal a gente ajudar pq imagine vcs na pele deles entao vamos ajudar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Agência Brasil

Condutor do trem que descarrilou na Espanha está sob custódia policial

Published

on

Brasília – O condutor do trem que descarrilou ontem (24) em Santiago de Compostela, no Noroeste da Espanha, estava a mais de 190 quilômetros por hora (km/h) em uma área cuja velocidade máxima é 80 km/h. A constatação ocorreu após a transcrição das conversas nas caixas-pretas, entre funcionários da composição e a sala de comando.

O maquinista permanece internado no Hospital Clínico sob custódia policial. As autoridades aguardam a melhora do seu estado de saúde para tomar o depoimento dele. Por ordem judicial, os policiais devem tomar o depoimento do condutor na condição de suspeito.

Pelo último balanço oficial, 80 pessoas morreram e 94 ficaram feridas no descarrilamento, considerado o pior acidente ferroviário da história recente da Espanha. O acidente ocorreu às vésperas do principal feriado do país – o de Santiago de Compostela.

O vice-presidente (espécie de vice-prefeito) de Xunta, Alfonso Rueda, disse que 73 pessoas morreram no local do acidente. Sete foram levadas com vida para o hospital, mas não resistiram aos ferimentos. Os trabalhos de resgate ainda continuam quase 24 horas depois do descarrilamento. Nos hospitais, há 94 pessoas internadas, das quais 35 em estado crítico, inclusive quatro crianças.

A bordo do trem havia 218 passageiros, que faziam o trajeto entre Madri e Ferrol. O primeiro-ministro da Espanha, Mariano Rajoy, foi ao local do acidente e decretou luto oficial de três dias no país. Santiago de Compostela é um dos locais turísticos mais visitados da Espanha devido à peregrinação religiosa, pois um dos apóstolos de Cristo – Santiago Maior (em português Tiago, filho de Zebedeu) está enterrado no local.

FONTE: AGÊNCIA BRASIL

Continue Reading

Fique por dentro

Governo providencia estoque de pele para queimados em incêndio de Santa Maria

Published

on

Brasília – O governo brasileiro já providencia estoque de pele para possíveis enxertos nas pessoas que tiveram queimaduras graves no incêndio da Boate Kiss, em Santa Maria (RS). Segundo o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, bancos de pele de todo o país e dos vizinhos como a Argentina, o Peru e Uruguai já foram acionados para disponibilizar material, caso seja necessário.

“Esse material não é utilizado no primeiro atendimento. Geralmente, ele é usado até quatro dias depois, de acordo com a evolução do quadro, é como uma cirurgia plástica. Aqui no Brasil, temos reserva nos bancos de pele no Rio Grande do Sul, em São Paulo e Pernambuco. Tivemos contato prévio com os da Argentina, do Uruguai e Peru, que serão trazidos para cá se for necessário”, disse Padilha.

Segundo ele, cerca de 20{1eecf362f98c152f8c428eb9c8eaf3ddce5ebd4071b9fa780edfd0d1e2372573} das vítimas do incêndio internadas nos hospitais têm grandes queimaduras, que exigem cuidados mais delicados. Apesar de eles representarem minoria, o ministro receia que algumas pessoas que não estão necessitando da ajuda de aparelhos para respirar possam ter o quadro clínico agravado nos próximos dias.

Durante a madrugada, 39 pacientes foram removidos para o centro de referência no tratamento de queimados em Porto Alegre e outros devem sair de Santa Maria para a capital gaúcha agora de manhã. O que o governo quer é garantir reserva de vagas nas unidades de terapia intensiva em Santa Maria.

“Temos uma boa estrutura de leitos de UTI [unidade de terapia intensiva] na cidade, ontem havíamos removido os poucos pacientes que tinham quadro de grandes queimados, mas queremos manter a possibilidade de ter leitos vagos de retaguarda aqui em Santa Maria. Porque pode haver a evolução de alguns pacientes internados e que não estão em ventilação mecânica ainda, mas que podem evoluir”, avaliou Padilha.

O ministro alertou que existe um efeito tardio da fumaça inalada pelas pessoas que estavam na boate. Segundo ele, essas pessoas podem não ter apresentado sintomas no primeiro momento, mas podem se sentir mal em até quatro dias. “É um quadro de tosse e falta de ar, que chamamos de pneumonite química, que pode se desenvolver até três dias depois”, explicou.

Ao todo, 121 pessoas estão internadas em quatro cidades do Rio Grande do Sul. Desses, 80 estão em Santa Maria, onde mais 17 leitos de UTI já estão prontos para atender os casos mais graves. O ministro disse não ter notícias de novas mortes entre os feridos de ontem à noite até agora de manhã.

FONTE: AGÊNCIA BRASIL

Continue Reading

Mundo

Penhora não atinge bem de família que garante dívida de empresa pertencente a um dos cônjuges

Published

on

O imóvel onde a família vive é impenhorável no caso de ter sido oferecido como garantia de dívida de terceiro (ainda que seja empresa com a qual a família tenha vínculo) e não como garantia de dívida da entidade familiar. Esse foi o entendimento da Quarta Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) no julgamento do recurso especial interposto por um casal que teve seu imóvel penhorado.

O Banco Tricury, de São Paulo, moveu ação de execução contra o casal, pretendendo receber o imóvel onde residiam como pagamento do empréstimo feito pela empresa da qual um dos cônjuges era sócio.

Avalistas do empréstimo, eles haviam assinado o contrato com o banco autorizando que seu imóvel fosse colocado como garantia hipotecária. Na fase de execução, requereram a desconstituição da penhora. O juiz negou o pedido.

Único bem

No recurso de apelação para o Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP), o casal sustentou que o imóvel era o único bem da família, portanto, impenhorável. Afirmou que a hipoteca foi dada em garantia de dívida da empresa e não em garantia de dívida da entidade familiar.

O TJSP entendeu que a penhora seria possível com base no artigo 3º, inciso V, da Lei 8.009/90: “A impenhorabilidade é oponível em qualquer processo de execução civil, fiscal, previdenciária, trabalhista ou de outra natureza, salvo se movido: para execução de hipoteca sobre o imóvel oferecido como garantia real pelo casal ou pela entidade familiar.”

Além disso, para manter a decisão do magistrado de primeiro grau, o TJSP se apoiou também no fundamento de que não foi comprovado que o imóvel era o único bem da família no momento da penhora.

Prova suficiente

Diante da negativa daquele tribunal, o casal interpôs recurso especial no STJ, sustentando que tanto a doutrina quanto a jurisprudência entendem que o bem de família é aquele no qual reside o casal ou a família, bastando essa prova para que a proteção legal seja aplicada.

Por fim, eles afirmaram que houve divergência em relação ao entendimento do STJ, segundo o qual a exceção do artigo 3º, inciso V, da Lei 8.009 é aplicado apenas no caso em que a dívida é do casal ou da família. Segundo eles, o empréstimo foi concedido pelo banco à empresa da qual um deles é sócio e não a eles, pessoas físicas.

“Nos termos da jurisprudência desta corte, não é necessária a prova de que o imóvel onde reside o devedor seja o único de sua propriedade para o reconhecimento da impenhorabilidade do bem de família, com base na Lei 8.009”, disse o ministro Raul Araújo, relator do recurso especial.

Dívida de terceiro

Ele levou em consideração que a garantia foi prestada para assegurar dívida de terceiro, no caso, a empresa. Citou precedente do STJ, segundo o qual “a possibilidade de penhora do bem de família hipotecado só é admissível quando a garantia foi prestada em benefício da própria entidade familiar, e não para assegurar empréstimo obtido por terceiro” (Ag 921.299).

Com base em vários precedentes, o ministro sustentou que não se pode presumir que a garantia foi dada em benefício da família, para afastar a impenhorabilidade do bem, com base no inciso V do artigo 3º da lei referida.

A Quarta Turma deu provimento ao recurso especial para anular o acórdão do TJSP e afastar a penhora sobre o imóvel. Ficaram vencidos os ministros Antonio Carlos Ferreira e Isabel Gallotti.

Fonte: STJ

Continue Reading

Trending