Connect with us

Destaque

TRF de São Paulo reabre processo pela condenação de torturadores do regime militar

Published

on

TRF de São Paulo reabre processo pela condenação de torturadores do regime militarA quinta turma do Tribunal Regional Federal (TRF) da 3ª região, em São Paulo, anulou, por unanimidade, a decisão da 11ª Vara Cível de São Paulo que extinguiu ação civil pública proposta pelo Ministério Público Federal (MPF) pedindo a condenação de sete servidores públicos federais que participaram da prisão, tortura e morte do operário Manoel Fiel Filho, nos anos 70. Com a anulação, o TRF determinou a abertura do processo.

Na ação, o MPF solicitou que os servidores reparem os gastos da União com indenizações aos parentes das vítimas, no valor de R$ 483 mil. O Ministério Público também sugeriu a perda de funções e cargos públicos e cassação de aposentadoria dos servidores. A família de Fiel Filho entrou com ação na Justiça após a sua morte e obteve a confirmação de que a prisão do operário fora ilegal, e que ele sofreu tortura nas dependências do DOI-Codi. Também ficou confirmada que a versão de suicídio do trabalhador foi forjada pelos agentes públicos.

Para os desembargadores, a decisão da Justiça, em primeiro grau, extinguindo o processo foi “precoce diante da complexidade da matéria”. O procurador regional da República Marlon Alberto Weichert teria dito, na sessão realizada nesta segunda-feira (14/9), que a “velocidade impressionante” da Justiça Federal “abortou precocemente a ação”. Para o magistrado, “o MPF afasta com veemência a afirmação na sentença de que o caso seria de pouca relevância”.

Fiel Filho foi preso por agentes dentro da fábrica onde trabalhava, em São Paulo, no dia 16 de janeiro de 1976, sem mandado de prisão, e levado à sede do Destacamento de Operações de Informações – Centro de Defesa Interna (DOI-Codi), no bairro Paraíso, na capital paulista. A casa do metalúrgico foi alvo de buscas e apreensões, também sem autorização da Justiça. De acordo com testemunhas, Fiel Filho foi torturado dentro do DOI-Codi e morreu em decorrência da violência que sofreu no órgão de inteligência e repressão do regime militar. Na versão oficial apresentada pelo destacamento na época, o operário teria se estrangulado com um par de meias.

Filipe Pereira Mallmann Apaixonado pelo direito e aficionado por novas tecnologias. Para ler mais artigos de Mallmann, . Redes Sociais: Google + · Facebook · Twitter

Continue Reading
2 Comments

2 Comments

  1. Pingback: Filipe via Rec6

  2. Pingback: domelhor.net

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Destaque

IurisCast 12 – A dura realidade da certificação digital para o PJe

Neste IurisCast veremos mais especificamente como anda o processo de emissão da certificação digital para o PJe, e você saberá se as empresas certificadoras já estão dando conta do recado ou ainda têm um longo caminho a trilhar.

Published

on

IurisCast_12_certificação_dNeste IurisCast veremos mais especificamente como anda o processo de emissão da certificação digital para o PJe, e você saberá se as empresas certificadoras já estão dando conta do recado ou ainda têm um longo caminho a trilhar.

Se você ainda não ouviu, ouça o IurisCast 08:

Saiba o que é o certificado digital e descubra se vale apena solicitar o seu junto a OAB. Veja o que é preciso para começar a utilizar o processo eletrônico. Atente para algumas características que você deve procurar no novo scanner de seu escritório. Descubra onde encontrar tutoriais e mini cursos das principais funcionalidades sobre o processo eletrônico gratuitamente. Veja por que você precisa de uma internet 3G no seu escritório, mesmo tendo um mega link de internet de banda larga. (mais…)

Continue Reading

Destaque

IurisCast 11 – Protesto de débitos inscritos em dívida ativa

Neste Iuris Cast trataremos da Lei nº 12.767/12 que, entre outras providências, traz a possibilidade de inclusão no rol de títulos sujeitos a protesto em cartório, as certidões de dívida ativa da União.

Published

on

IurisCast-11-divida-ativaNeste Iuris Cast trataremos da Lei nº 12.767/12 que, entre outras providências, traz a possibilidade de inclusão no rol de títulos sujeitos a protesto em cartório, as certidões de dívida ativa da União, dos Estados, do Distrito Federal, dos Municípios e das autarquias e fundações públicas.

Segundo o convidado de hoje:

“Citada lei, ainda pouco conhecida pelos contribuintes, ao incluir as certidões de dívida ativa da União, dos Estados, do Distrito Federal, dos Municípios e das respectivas autarquias e fundações públicas no rol dos títulos protestáveis, traz prejuízos incalculáveis para os cidadãos e empresas devedoras de tributos, uma vez que protestada a certidão de dívida ativa, o contribuinte devedor terá seu nome inscrito nos cadastros do SPC e Serasa.

Como sabido, uma vez que o contribuinte tem seu nome inscrito nos cadastros dos órgãos de restrição ao crédito, estará impedido de obter crédito junto a instituições financeiras, não conseguirá descontar uma duplicata e etc.”

Venha conferir como a nova lei irá impactar no dia a dia das empresas do País de agora em diante. . Aperte o play no tocador abaixo e ouça já.

[display_podcast]

Caso prefira, faça o download do arquivo acima e ouça no carro ou em seu tocador de mp3 favorito.

Contexto Jurídico nas redes sociais:
Facebook – Curta nossa página
Twitter – Siga-nos no twitter

Contato dos participantes:
Filipe Mallmann – Facebook
Rosangela Groff – Facebook
Lucas Calafiori Catharino de Assis – e-mail lucas@gdr.adv.br / site www.gdr.adv.br

E-mails:
Mande dúvidas, críticas, elogios e sugestões para iuriscast@contextojuridico.com.br

Continue Reading

Destaque

IurisCast 10 – Saiba qual vade mecum usar no seu iphone e ipad

Neste IurisCast falamos dos principais aplicativos de vade mecum para iphone e ipad. Se você é jurista ou estudante de Direito, este programa é para você.

Published

on

IurisCast-10-vade-mecum-iphone-ipadNeste programa falamos dos principais aplicativos de vade mecum para IOS (iphone e ipad). Se você é advogado, estudante de Direito, trabalha com leis, presta concursos ou está passando pela fase terrível de pré-prova da OAB, este podcast é para você.

É sabido que o advogado, como conhecido antigamente, carregando uma maleta abarrotada de papéis, está entrando em extinção, seja pelo rumo que o judiciário tomou, buscando a implementação total do processo eletrônico, seja pelo movimento social desenfreado pela mobilidade, alavancado pelo anseio de produtividade e efetividade máxima. (mais…)

Continue Reading

Trending